quarta-feira, 26 de setembro de 2007

As Motivações do nosso Falar parte I

“Levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisas alguma ao que estes depõem contra ti? Jesus porém guardava silêncio.”(Mt 26:62-63)
“E sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.” (Mt. 27:12)

Em circunstâncias em que a maioria dos seres humanos se defenderia veemente, Jesus calou-se. O silêncio, pois fala mais alto que o barulho. Jesus se recusou a fazer barulho.Não queria dizer nada que amenizasse a consciência de seus executores.Deus fala no silêncio.

A Capacidade de se Comunicar por Palavras

Somente o ser humano tem a capacidade de expressar o seu pensamento por intermédio da palavra. Os animais também se comunicam; muitas vezes mais do que o homem, porém essa comunicação animal é o resultado de um reflexo condicionado, ligando as emoções do medo e da alegria. Não é expressão do pensamento.

Os seres humanos pensam, raciocinam, tem novas idéias. Tudo isso é comunicado pelas palavras verbal ou escrita, por sons calculados, pensados e codificados.
O sentido da fala, da palavra, é comunicar aquilo que se sente, aquilo que se entende.

Porém uma verdade bastante trágica se faz presente na maioria das pessoas que “falam". Falam não para comunicar aquilo que pensam , sentem e entendem; porém , exatamente para esconder tudo isso.
Perguntamos a nós mesmos: porque falamos? Bem as respostas podem ser bastantes diversas, porém uma motivação básica se encontra por trás do nosso falar.Essa motivação básica é esconder com unhas e dentes o que realmente pensamos.

Temos uma canção que diz: ”A palavra não foi feita para dividir ninguém, a palavra é uma ponte onde o amor vai e vem; muito menos ainda, uma ponte onde o amor vai e vem. O que existe em abundância são pinguelas, feitas de pau podre, que permitem uma travessia precária e cheia de perigos.Muitas vezes essas pinguelas improvisadas terminam causando inúmeros acidentes.Pergunte-mos de novo: PORQUE FALAMOS?

Nenhum comentário:

Bem vindos a loucura dessa cabecinha.Se possível volte sempre