segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O inesquecível almoço do Frangão

Sete de Outubro de 2007 provavelmente é um dia que não esquecerei tão cedo (provavelmente pq minha memória não está muito boa). O motivo de tal recordação se dá pela a experiência maravilhosa que esse domingo me proporcionou. Duas semanas antes desse dia recebi o convite de ser a porta voz da mensagem do culto que antecede o almoço, confesso fiquei pesarosa, orei a Deus e aceitei o convite crendo estar na direção do Senhor. Não seria a primeira vez que eu fico responsável por levar uma palavra ao povo, mas ultimamente tenho recebido convites constantes,algumas vezes o medo é tão grande que acabo recusando.
É uma situação difícil, sempre tremo ao pensar meu Deus eu vou pregar,aí fico pensando quem sou eu? Ai meu Deus num tenho estrutura, capacidade, palavras enfim.. ´

Na verdade o que tem acontecido é que passo dias orando e buscando a direção do Senhor e nada da palavra que deve ser ministrada chegar ao meu coração, o desespero é tão grande que logo penso nos sermões que já dei, olho pra eles, ou então pego aquela passagem que me é mais familiar, mas no fim não consigo sempre fico a mercê do Espírito Santo, a tal ponto de chegar na congregação para o culto e não ter um esboço sequer do que deveria ser dito. Contudo minutos antes a palavra chega ao meu coração e no final Deus opera maravilhosamente.

Pra quem me conhece sabe que isso é extremamente aterrorizante, pois gosto de ter o controle das coisas e não saber o que falar e ficar na dispensação é uma grande escola. E esse domingo parecia ser um desses dias.

Sábado 06/10, estava eu desesperada clamando a Deus, pela palavra,pq ele sim sabia o que aquela congregação precisava ouvir, e não eu, comecei a lembrar de pessoas sábias e usadas que já vi pregando, que pregaram lá e como foram recebidas de como a comunidade fica na expectativa, afinal é um almoço do grupo jovem, tudo sobre a coordenação deles e eu -carol- a pequena carol, com a responsabilidade de transmitir a palavra, eu, com a responsabilidade de ser o canal de alimento ao povo.

Já não sabia o que fazer, tinha combinado de sair no sábado pra dormir na casa de uma amiga quase desisti, mas fui na esperança de que Deus estava comigo e ia me dizer o que falar ao povo, confesso as 2:30 da madrugada do dia 7 eu ainda não sabia, não tinha nada, nada fluía, tudo parecia apenas letras e eu indagava Deus onde está a sua palavra que se renova? cadê onde está? Orei e fui dormir crendo que esse dia seria mais um daqueles de sprint final de Deus. Mas quem disse que dormir as 5 da manhã eu revirava na cama, então me levantei e fui pra sala orar, clamei, pedi, folhiei a bíblia e nada, quando de repente o celular marca a hora 7:00 e nada, joguei a toalha, disse Deus é por sua conta e responsabilidade, fiz tudo que podia, mas não tenho coragem de falar apenas de mim, peguei meu mp3 coloquei no ouvido, deitei no sofá e descansei.
Ah como é bom descansar no Senhor, parar para ouvir, foi quando de repente o Espírito começou a sussurrar em meu coração, a falar em minha mente Amor, fale sobre o Amor o que é amor.

Foi ali que vi vivenciei minutos profundos na companhia de meu querido Deus e assim saiu uma das palavra mais marcante de minha vida. AMAR O QUE É ISTO? Baseada em I jo 4:7-21,.
Nesse momento Deus começou a ministrar eu meu coração e eu disparei a escrever, quando dei por mim as minhas amigas já estava se levantando para irem ao culto e eu lá chorando e escrevendo no papel aquilo que Deus dissera ao meu coração.

Mas o maravilhoso não foi apenas isto, foi que ao chegar na congregação luterana (que estava lotada de pessoas que tiveram que ficar em pé e sentar-se do lado de fora), e pegar o folhetim de ordem do culto e de repente ouvir o pastor dizer o lema da semana é: "temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão 1 jo 4:21) Quando o pastor disse isso, eu olhei para Sarah (a pessoa que me tinha feito o convite e disse) Deus! è a minha pregação.

Naquele momento vi, e vivi o que eu iria transmiti ao povo.Não colocarei aqui todo o conteúdo, mas apenas a essência de tudo que vivi e aprendi nesse inesquecível almoço do frangão.

O que é AMAR? Note que a pergunta não é amor e sim amar

Amar é um verbo, e verbo indica ação, estado, qualidade ou existência de pessoa ou coisa. João disse no verso 8 do texto base que Deus é amor, ah que coisa maravilhosa, pq se ele é Amor logo isso é a expressão de uma ação, é a expressão do verbo amar, então logo a seguir ele completa no versículo 9, que o Amor de Deus foi manifestado quando ele enviou o seu Filho Unigênito ao mundo,para que com ele vivamos.

Assim sendo a ação de Deus foi manifestada no VERBO, em CRISTO, no verbo encarnado, sendo Cristo a palavra o logos, na mesma epístola no cap 1, ver4 João diz nele estava a vida e a vida era a luz dos homens. NO evangelho de João no capitulo um ele diz sobre o verbo que se fez carne e habitou entre nós.

Paulo na sua carta aos colossenses no cap 1:15 e17 ele deixa claro que tudo que existe, existe por causa do verbo encarnado.

Sim Deus é amor, Deus é ação, Deus é o verbo encarnado, ele È e demonstrou que amar é atitude, ação, movimento e que se eu amo a Deus o amor dele está em mim, e se está em mim ele deve se manifestar nas atitudes oriundas de mim, pois ele assim o fez e demonstrou isso.
Tiago já dizia, a fé sem obras é morta pq as obras são o reflexo da minha fé. Por isso João é enfático ao dizer, que se dizemos amar a Deus, mas não amamos ao próximo mentimos. Pois não é possível o amor de Deus está em nós e não ser manifestado.

Porém isso não vem de nós, em II cor 3:5 Paulo deixa claro que a nossa capacidade vem de Deus.
Ah somos uma carta aberta escrita com sangue, se é aberta é para ser lida por todos que estão próximos de nós.

Sim, Ele nos amou e nos capacitou para demonstrar esse amor, mas antes de mais nada é preciso querer se amado para ver essa manifestação. Deus ama a mim, ama você, independente de vc querer ou não, mas vc precisa deixar esse amor alcançar vc. Assim com eu fiz, pq só nesse amor há vida, só no verbo vida pq a vida subsiste por ELE.

Para amar e ser amado é preciso se entregar, Deus amou e entregou o seu filho, que por amor se esvaziou de si, nós precisamos nos esvaziar de nós mesmos para viver esse amor.

Além de carta somos espelhos. Espelho não tem luz própria, reflete algo a sua frente, nós como espelhos refletimos a glória de Deus, para isso é preciso se achegar a Ele, então precisamos nos despir de todo ego, de todo preconceito, de toda verdade que julgamos ser correto ou errado e nos esvaziar por completo nos apresentarmos a ele para que a glória dele reflita em nós.

Amar é ação, é ser um espelho diante de Deus, sem as minhas sujeiras (os meus desejos fora de Deus) que ofuscam a verdade da imagem, é deixar que a ação transformadora do AMOR d'Ele manifeste através das minhas ações e alcance o meu próximo.

AMAR é verbo, é ação que transforma esse mundo trazendo o entendimento da VERDADE, que nos foi revelada pela GRAÇA. E se esse amor está de fato em nós o Espírito nos impeli a anunciar e viver essa verdade.

Se vc leu esse post até o final saiba DEUS É AMOR, E ELE MANIFESTOU ESSE AMOR POR VC E TE CONVIDA A ACEITAR ESSE AMOR E A AMAR COMO ELE SABENDO QUE ESSA CAPACIDADE NÃO VEM DE TI, MAS ELE TE CAPACITA PARA ISSO.

Sarah obrigada pelo convite para levar a palavra no almoço do frangão, o que vivi ali e o que aconteceu no final ao ouvir os depoimentos e ver as lágriams daquelas pessoas foi a confirmação do grande amor de Deus por nossas vida.

Obrigada a todos que oraram por mim, o que descrevi aqui foi apenas uma pequena parte da resposta da oração de vocês.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi...é lindo ver as coisas que Deus faz,e contemplar todo este trabalhar Dele,mais uma lição de dependência a Ele somente...

*será que hj o comentário fica?acho que ele faz boicote com alguma fantasminha...rsrs

Bem vindos a loucura dessa cabecinha.Se possível volte sempre