terça-feira, 27 de novembro de 2007

Existência

Tenho pensado muito sobre a existência, não é porque vivo um dilema existencial, ou talvez até viva, pq não? A questão é que essa pergunta encontrou a resposta.

Porque existo? Porque vivo? Talvez vctenha se perguntando isso, talvez vc tenha se perguntando o que está fazendo com sua vida.

Eu ultimamente me pergunto demais, toda vez que vejo o jornal com suas notícias degradantes, todas as vezes que passo na rua e não sou capaz de mudar a vida de alguém, todas as vezes que leio sobre a corrupção, e principalmente todas as vezes que escuto um "cristão" dizer que Deus tem que dar isso ou aquilo a ele, que ele tem que ter vitória,afinal tem sido fiel e serve ao Deus todo poderoso, ou que fulano tem que pagar pois pecou, e por aí vai, me faz questionar o porque vivo e oq eu faço com minha vida.

Confesso palavras como essas estão me deixando maluca, fico triste ao olhar pra uma sociedade consumista, sem moral,intolerante, incapaz de amar, porém, fico mais triste ainda ao ver uma igreja inativa e egoísta.
Sinto-me morta ao fazer parte de um corpo que deveria ser a expressão maior do amor e luz em meio a escuridão, mas que vive desconexo da cabeça que é CRISTO.

Será que faço parte de uma aberração, de um corpo que parece perambular sem cabeça?

E a pergunta persiste, porque existo? Porque vivo?

Cada um tem respondido a sua maneira, cada um tem encontrado a sua resposta, porém quero apresentar-lhes a minha, a que calou, e dissipou essa questão.

Começo pelos primeiros versículos do apóstolo João expresso em seu evangelho.
Ele diz: No princípio, era o VERBO, e o verbo estava com Deus , e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens.
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de DEUS. (João 1:1-4, 13)
Abrindo um parênteses, caso você não compreenda a questão do verbo está fazendo uma alusão a palavra criadora de Deus la do livro de genesis que conta sobre a criação do mundo.

Voltando ao João, ao me lembrar disso redescobrir a razão da minha existência, porque vivo? Porque Deus por sua vontade me criou e seu filho com seu amor assumiu todos os riscos dessa criação, ele responsabilizou-se por meus erros e acertos, pq se não fosse por ele, se não fosse através dele eu não existiria.

Tá, mas isso pode parecer complexo , mas o que queria falar resume-se na questão do verso 4, que diz (..) a vida era a luz dos homens.

Pronto cheguei onde queria, cheguei na questão crucial da minha existência, a luz.

Quando olho essa sociedade tenho um sentimento e uma visão análoga ao do profeta Ezequiel sobre o vale de ossos secos, ele viu um lugar cheio de cadáveres e Deus lhe perguntou se aquilo poderia ter vida de novo, ele respondeu que Deus sabia (...) (a história continua, caso você não conheça está no livro de Ezequiel cap 37) .
Quando eu olho pra essa sociedade degradada vejo como Ezequiel um vale de ossos secos, pois dia a dia só aumentam as corrupções, injustiças, atrocidades, imoralidades e eu me pergunto não há uma luz no fim do túnel.
Como posso viver passivamente no meio disso tudo, não é possível, isso não é viver é existir como um ser perambulando sem rumo e sem objetivos, vc vai vivendo deixando a vida lhe levar.

De fato não é isso que quero, não é essa a razão daminha existência, existo por causa da luz, sim Cristo e a vida e a luz dos homens, se pararmos para pensar, não há futuro sem luz, não há caminho sem luz, sem luz não há direção.

Só quando as coisas estão claras é que conseguiremos enxergar direito, quando a luz de Cristo encontrou as trevas de minha vida, reconheci quem eu era e sou, e redescobri o motivo de existir, Deus ao criar - nos Ele desejou nossa companhia, mas para isso era preciso cumprir alguns requisitos e não
conseguimos e quebramos a ponte, apagamos a luz.
Foi nesse instante que Cristo apareceu e responsabilizou-se por nós, ele clareou o caminho e nos mostrou o acesso ao Pai.

Porque existo? Pq encontrei a luz. Que me mostrou que o caminho no qual eu andava só me levava para baixo, só me afundava mais, então ele disse: olhe para mim, olha para cá e vc verá a luz e encontrará a direção.

Se olharmos para a luz descobriremos quem de fato somos, e assim, poderemos corrigir nossos erros, se olharmos para a luz descobriremos a vida que consiste na doação do seu eu, se encontrarmos a luz dia a após dia conseguiremos crer que algo pode mudar, que essa sociedade pode mudar, afinal ela é feita de pessoas que estão no escuro tentando acertar, se encontrar-mos de fato a luz seremos capazes de sermos faróis na escuridão.

Interrompo esse pensamento aqui e pois preciso dormir.
Se vc leu até o final desculpe-me pelo desabafo, mas só quando expressamos de fato o que somos é que abrimos a possibilidade de mudanças, isso é um fator que vem através da luz que é Cristo.

Nenhum comentário:

Bem vindos a loucura dessa cabecinha.Se possível volte sempre