sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A difícil arte de SER.

Tá batucando em mim, parece carnaval, pensamentos a mil, várias ideias, vários sentimentos é complexo aquietar tudo e organizar eloquentemente o meu pensamento a fim de que vc's entendam.

Queria falar sobre ser.
O que sou? O que somos? O que seremos? O que fomos?

Essa semana teve um feriado em algumas cidades do Brasil em virtude da semana da consciência negra, queria começar falando sobre isso, afinal é um assunto que sinto na pele, literalmente.

Assisti várias reportagens, ouvi inúmeros comentários, chorei lembrando-me de fatos da minha vida os quais gostaria de não ter vivido.

Como o ser as vezes nos faz sofrer, ser negro, ser pobre, ser cristão.

Já pensou que o simples fato de vc assumir uma identidade pode te levar a inúmeros sofrimentos. É um risco se assumir como pessoa, libertando-se de mascaras, ao mesmo tempo é muito gratificante, pq vc se torna livre.Não precisará viver fingindo, calculando suas palavras para não ser desmascarado, afinal todos que estão convivendo com vc sabem quem de fato vc é.

Estive pensando no que se assumir pode trazer a nós, nessa semana enquanto pensava no tipos de preconceitos lembrei-me do povo de Israel, que eram um tanto quanto preconceituosos, lembrei-me de Pedro que tinha pavor dos gentios, afinal ele era judeu, o resto era gentio. O como isso foi modificado a luz do Amor de Cristo, olha o amor aí de novo, parte fundamental do ser.


Será que o mundo não percebe que quando Deus criou a diversidade étnica ele falava, não tenho predileção, o fato de vc ser negro, branco, amarelo, pardo, índio, não importa isso é a cor de sua pele, mas vc o que é?

O que vc é? O que nós somos? Assisti um filme essa semana em que um judeu era alvo do preconceito das pessoas,o interessantes é que as pessoas que se diziam esclarecidas por serem cristãs protestante, eram as que julgavam zombavam e debochavam dos judeus, cuspiam, maltratavam, humilhavam, e lá estava o judeu firme e forte.

Até que um dia enquanto ele praticava os seus rituais foi abordado por um homem que o criticou, o condenou e disse se ele não tinha medo de ser desmascarado por ser judeu no meio de um colégio cristão protestante. A resposta dele mexeu comigo, ele respondeu: Eu sou a minha tradição.

Em suma, ele disse , eu sou aquilo em que acredito, é por isso quer eu vivo, se serei aceito ou não,não importa eu sou isso.Eu sou judeu.

E vc o que é? E eu o que sou, será mesmo que sou uma pele morena rebaixada pela sociedade, será que sou debíl por acreditar em Jesus, por ouvir conselho de pastores? Será mesmo que somos uma bando de crentes sem cultura e inteligência.

Ora vamos minha gente, o que você é. A maneira como você se ver e deixa ser visto interfere no seu viver, não esqueça.

Se sou cristã, preciso assumir minhas tradições, conceitos, doutrinas e impregna-los até que eu e ele sejamos um, é preciso ver o evangelho vivo em mim, é preciso que isso seja natural e inerente a minha pessoa.
Não importa se estou cultuando em um templo ou se estou trabalhando ou estudando ou na academia, no teatro, não importa onde estou , o que importa é SER.

É ser a expressão viva do evangelho, é ser um evangelho ambulante, e exalar o bom perfume de Cristo, isso sim é ser.

Isso extermina qualquer dúvida existencial.

Sou aquilo que acredito e defendo, sou aquilo que vivo.
Então será que sou cristã?
Será que somos Cristãos?

Será que somos ou estamos fingindo ser? Estamos no nosso universo paralelo de fantasia de que ser cristão não é preciso ser diferente.

Sinto decepcionar-te. Ser Cristão é ser diferente, luz não é a mesma coisa que trevas.Eu Posso estar nos lugares com qualquer pessoa, em qualquer lugar, mas jamais poderia ser confundida com ela, posso trata-la com igualdade e amor, mas nunca ser conivente com atos que ferem o que sou, isso se sou a expressão viva do evangelho, se sou de fato o espelho que reflete a glória de Deus que trás a luz a densas trevas.

O que realmente sou só virá a tona no dia em que eu me colocar de joelho e disser Deus que sua glória ilumine a escuridão da minha vida.

No dia em que eu parar diante de Cristo a verdade sobre mim virá a tona, só assim eu conseguirei ser melhor do que sou.

A escolha cabe a cada um. Viver na escuridão e na prisão de manter-se como uma personagem ou assumi o seu verdadeiro SER. Feio, escuro, corrupto, ganancioso, orgulhoso, egoísta e outras coisas mais, contudo capaz de comportar o mais belo tesouro.
Contudo trazendo em sim o fôlego de vida vindo do Criador que nos deu parte de si nos tornando a sua imagem e semelhança.

Termino com duas frases: "Eu oro por uma santa humildade, a habilidade de ver e aceitar a mim mesmo como sou." (Francisco de Assis)

"A fé significa que o ser, ao ser ele mesmo e desejar ser ele mesmo, descansa transparentemente em Deus".
(Kierkegaard, In. Mentoria Espiritual)




Nenhum comentário:

Bem vindos a loucura dessa cabecinha.Se possível volte sempre