quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Pré- Conceito- confissão de culpa.

Sou preconceituosa, admito.
São tantos conceitos pré- estabelecidos, que me assusto quando os vejo caindo um a um.
Deveria não ser preconceituosa, afinal fui vítima dessa mal. Muitos dizem que no Brasil não há preconceito racial,quem fala isso, não nasceu negro e menos abastado. Enfim, não vim aqui falar dos preconceitos que vivi e sim do que acabei de quebrar.

Pode parecer tolo,ou até indigno de um post, porém ainda sim quis falar sobre ele, pois foi muito proveitoso para mim.

Me converti ao evangelho na adolescência,na Assembléia de Deus,uma igreja tanto quanto ortodoxa, ou como dizem alguns rigorosa e outros adjetivos,mas graças a Deus por isso. Era uma menina ainda, e cresci lá conhecendo sobre a palavra de Deus.

Mas o tempo passa e a gente começa a buscar coisas mais substanciais. Quando entrei na faculdade aprendi a lidar com a fé e a razão de modo harmonioso. Conheci a ABU Fé que pensa, Razão que crê.Coisa boa é ler "Crer é também pensar".

No entanto mais do aprofundar substancialmente na fé,quebrei preconceitos dentro do evangelho.Lá convivi com pessoas que professavam a mesma fé de maneira diferente. Éramos interdenominacional mesmo, como brincávmos éramos presbatmestobleia(presbiterianos,batistas,metodistas,assembleianos e ainda faltou os das comunidades),aprendi a respeitar a multiforma graça de Deus. E ver seu agir de formas variadas.

Quando saí da Abu observava o mundo com mais abrangência e com menos conceitos estabelecidos. Quebrei pré-conceitos e muitos.

A minha busca por uma fé mais alicerçada me levou a fazer um curso de bacharel em teologia de uma faculdade de BH.

Meu Deus, como é bom estudar sobre Deus rs. Como gosto das aulas de teologia, e seus grandes teólogos, os pais da igrejas os defensores da fé cristã.

Só que esse aprendizado precisa ser construído em Deus, não adianta nada estudar teologia e deixar o ego inflar. Não virei uma teóloga arrogante, afinal ainda tenho que fazer a monografia.
Mas as vezes sem perceber me descobro usando meus conhecimentos de forma errônea, e dessa vez isso aconteceu com meu pré-conceito a respeito de um cantor cristão.

Confesso não sou muito fã de pessoas que se promovem com seus (ex). Sou ex-aquilo, ex-isso e por assim vai, não vou aprofundar o mérito da questão, entendo que em Cristo somos novos consequentemente ex alguma coisa.

Dentro desse contexto de ex, me falaram de um cantor chamado Lázaro(ex-integrante do olodum). Quando me disseram que ele era ex, meu pré-conceito entrou em ação e subiu ao seu limite máximo. As pessoas dizem nossa é muito bom, muito lindo o testemunho dele, ele é ex- integrante... Isso me irritava.

Até que um dia esse venci o pré-conceito e fui ver o dvd dele. Ah Deus como fui arrogante em achar que ele se promovia com seu ex- integrante. Confesso, máxima culpa minha, não vi nele a intenção em momento algum, pelo contrário vi na história dele o quanto Deus ama o homem e muda sua história.

Então meu amigo se você leu esse post, peço-te que reveja seus conceitos e permita o trabalhar de Deus. Permita Deus agir ainda que não seja do seu modo,da maneira que você aprendeu, somos demasiadamente pequenos pra comportar a grandeza de Deus, mas ainda sim ele se faz entendível a nós.

Sim, eu assisti o dvd " Eu te amo tanto" do cantor Lázaro e foi ali que Deus consolou meu coração, foi ali que Deus me falou mais uma vez, filha estou cuidando de você e isso é apenas passageiro o que tenho pra ti e muito mais do que possas imaginar.

Então deixo aqui meu pedido de desculpas, não a ele, mas a tantos quanto eu possa ter machucado com meus pré-conceitos e prometo que a cada dia tentarei mudar e convido você a fazer o mesmo.


Um comentário:

Érica disse...

Interessante Anna jan,ao ler seu texyo lembrei-me da aula de Teologia segunda sobre história da igreja.
Um dos assuntos foi sobre música, o professor citou que o consideramos como "clássico",o ritmo de boa parte dos hinos da harpa já foram outrotra ritmos e instrumentos usados por boêmios. A marchinha presente hoje, era a marcha que tocava em guerra e por aí vai.
A gente tem a mente moldada para delimitar o que é certo, o que é bom, o que é útil para Deus.
NA verdade, estamos aquém disso.Como você citou, existe a multiforme graça de Deus.Esta sim opera e faz grandes coisas na vida das pessoas independente de cultura.Tudo muda, é a dinâmica da vida.

E que assim,Deus continue a trabalhar em nós,promovendo o grande aprendizado a cada dia. Que nosso preceonceitos sejam vencidos e assim contribuamos para expansão do Reino.

Bem vindos a loucura dessa cabecinha.Se possível volte sempre