terça-feira, 27 de novembro de 2007

Existência

Tenho pensado muito sobre a existência, não é porque vivo um dilema existencial, ou talvez até viva, pq não? A questão é que essa pergunta encontrou a resposta.

Porque existo? Porque vivo? Talvez vctenha se perguntando isso, talvez vc tenha se perguntando o que está fazendo com sua vida.

Eu ultimamente me pergunto demais, toda vez que vejo o jornal com suas notícias degradantes, todas as vezes que passo na rua e não sou capaz de mudar a vida de alguém, todas as vezes que leio sobre a corrupção, e principalmente todas as vezes que escuto um "cristão" dizer que Deus tem que dar isso ou aquilo a ele, que ele tem que ter vitória,afinal tem sido fiel e serve ao Deus todo poderoso, ou que fulano tem que pagar pois pecou, e por aí vai, me faz questionar o porque vivo e oq eu faço com minha vida.

Confesso palavras como essas estão me deixando maluca, fico triste ao olhar pra uma sociedade consumista, sem moral,intolerante, incapaz de amar, porém, fico mais triste ainda ao ver uma igreja inativa e egoísta.
Sinto-me morta ao fazer parte de um corpo que deveria ser a expressão maior do amor e luz em meio a escuridão, mas que vive desconexo da cabeça que é CRISTO.

Será que faço parte de uma aberração, de um corpo que parece perambular sem cabeça?

E a pergunta persiste, porque existo? Porque vivo?

Cada um tem respondido a sua maneira, cada um tem encontrado a sua resposta, porém quero apresentar-lhes a minha, a que calou, e dissipou essa questão.

Começo pelos primeiros versículos do apóstolo João expresso em seu evangelho.
Ele diz: No princípio, era o VERBO, e o verbo estava com Deus , e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens.
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de DEUS. (João 1:1-4, 13)
Abrindo um parênteses, caso você não compreenda a questão do verbo está fazendo uma alusão a palavra criadora de Deus la do livro de genesis que conta sobre a criação do mundo.

Voltando ao João, ao me lembrar disso redescobrir a razão da minha existência, porque vivo? Porque Deus por sua vontade me criou e seu filho com seu amor assumiu todos os riscos dessa criação, ele responsabilizou-se por meus erros e acertos, pq se não fosse por ele, se não fosse através dele eu não existiria.

Tá, mas isso pode parecer complexo , mas o que queria falar resume-se na questão do verso 4, que diz (..) a vida era a luz dos homens.

Pronto cheguei onde queria, cheguei na questão crucial da minha existência, a luz.

Quando olho essa sociedade tenho um sentimento e uma visão análoga ao do profeta Ezequiel sobre o vale de ossos secos, ele viu um lugar cheio de cadáveres e Deus lhe perguntou se aquilo poderia ter vida de novo, ele respondeu que Deus sabia (...) (a história continua, caso você não conheça está no livro de Ezequiel cap 37) .
Quando eu olho pra essa sociedade degradada vejo como Ezequiel um vale de ossos secos, pois dia a dia só aumentam as corrupções, injustiças, atrocidades, imoralidades e eu me pergunto não há uma luz no fim do túnel.
Como posso viver passivamente no meio disso tudo, não é possível, isso não é viver é existir como um ser perambulando sem rumo e sem objetivos, vc vai vivendo deixando a vida lhe levar.

De fato não é isso que quero, não é essa a razão daminha existência, existo por causa da luz, sim Cristo e a vida e a luz dos homens, se pararmos para pensar, não há futuro sem luz, não há caminho sem luz, sem luz não há direção.

Só quando as coisas estão claras é que conseguiremos enxergar direito, quando a luz de Cristo encontrou as trevas de minha vida, reconheci quem eu era e sou, e redescobri o motivo de existir, Deus ao criar - nos Ele desejou nossa companhia, mas para isso era preciso cumprir alguns requisitos e não
conseguimos e quebramos a ponte, apagamos a luz.
Foi nesse instante que Cristo apareceu e responsabilizou-se por nós, ele clareou o caminho e nos mostrou o acesso ao Pai.

Porque existo? Pq encontrei a luz. Que me mostrou que o caminho no qual eu andava só me levava para baixo, só me afundava mais, então ele disse: olhe para mim, olha para cá e vc verá a luz e encontrará a direção.

Se olharmos para a luz descobriremos quem de fato somos, e assim, poderemos corrigir nossos erros, se olharmos para a luz descobriremos a vida que consiste na doação do seu eu, se encontrarmos a luz dia a após dia conseguiremos crer que algo pode mudar, que essa sociedade pode mudar, afinal ela é feita de pessoas que estão no escuro tentando acertar, se encontrar-mos de fato a luz seremos capazes de sermos faróis na escuridão.

Interrompo esse pensamento aqui e pois preciso dormir.
Se vc leu até o final desculpe-me pelo desabafo, mas só quando expressamos de fato o que somos é que abrimos a possibilidade de mudanças, isso é um fator que vem através da luz que é Cristo.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A difícil arte de SER.

Tá batucando em mim, parece carnaval, pensamentos a mil, várias ideias, vários sentimentos é complexo aquietar tudo e organizar eloquentemente o meu pensamento a fim de que vc's entendam.

Queria falar sobre ser.
O que sou? O que somos? O que seremos? O que fomos?

Essa semana teve um feriado em algumas cidades do Brasil em virtude da semana da consciência negra, queria começar falando sobre isso, afinal é um assunto que sinto na pele, literalmente.

Assisti várias reportagens, ouvi inúmeros comentários, chorei lembrando-me de fatos da minha vida os quais gostaria de não ter vivido.

Como o ser as vezes nos faz sofrer, ser negro, ser pobre, ser cristão.

Já pensou que o simples fato de vc assumir uma identidade pode te levar a inúmeros sofrimentos. É um risco se assumir como pessoa, libertando-se de mascaras, ao mesmo tempo é muito gratificante, pq vc se torna livre.Não precisará viver fingindo, calculando suas palavras para não ser desmascarado, afinal todos que estão convivendo com vc sabem quem de fato vc é.

Estive pensando no que se assumir pode trazer a nós, nessa semana enquanto pensava no tipos de preconceitos lembrei-me do povo de Israel, que eram um tanto quanto preconceituosos, lembrei-me de Pedro que tinha pavor dos gentios, afinal ele era judeu, o resto era gentio. O como isso foi modificado a luz do Amor de Cristo, olha o amor aí de novo, parte fundamental do ser.


Será que o mundo não percebe que quando Deus criou a diversidade étnica ele falava, não tenho predileção, o fato de vc ser negro, branco, amarelo, pardo, índio, não importa isso é a cor de sua pele, mas vc o que é?

O que vc é? O que nós somos? Assisti um filme essa semana em que um judeu era alvo do preconceito das pessoas,o interessantes é que as pessoas que se diziam esclarecidas por serem cristãs protestante, eram as que julgavam zombavam e debochavam dos judeus, cuspiam, maltratavam, humilhavam, e lá estava o judeu firme e forte.

Até que um dia enquanto ele praticava os seus rituais foi abordado por um homem que o criticou, o condenou e disse se ele não tinha medo de ser desmascarado por ser judeu no meio de um colégio cristão protestante. A resposta dele mexeu comigo, ele respondeu: Eu sou a minha tradição.

Em suma, ele disse , eu sou aquilo em que acredito, é por isso quer eu vivo, se serei aceito ou não,não importa eu sou isso.Eu sou judeu.

E vc o que é? E eu o que sou, será mesmo que sou uma pele morena rebaixada pela sociedade, será que sou debíl por acreditar em Jesus, por ouvir conselho de pastores? Será mesmo que somos uma bando de crentes sem cultura e inteligência.

Ora vamos minha gente, o que você é. A maneira como você se ver e deixa ser visto interfere no seu viver, não esqueça.

Se sou cristã, preciso assumir minhas tradições, conceitos, doutrinas e impregna-los até que eu e ele sejamos um, é preciso ver o evangelho vivo em mim, é preciso que isso seja natural e inerente a minha pessoa.
Não importa se estou cultuando em um templo ou se estou trabalhando ou estudando ou na academia, no teatro, não importa onde estou , o que importa é SER.

É ser a expressão viva do evangelho, é ser um evangelho ambulante, e exalar o bom perfume de Cristo, isso sim é ser.

Isso extermina qualquer dúvida existencial.

Sou aquilo que acredito e defendo, sou aquilo que vivo.
Então será que sou cristã?
Será que somos Cristãos?

Será que somos ou estamos fingindo ser? Estamos no nosso universo paralelo de fantasia de que ser cristão não é preciso ser diferente.

Sinto decepcionar-te. Ser Cristão é ser diferente, luz não é a mesma coisa que trevas.Eu Posso estar nos lugares com qualquer pessoa, em qualquer lugar, mas jamais poderia ser confundida com ela, posso trata-la com igualdade e amor, mas nunca ser conivente com atos que ferem o que sou, isso se sou a expressão viva do evangelho, se sou de fato o espelho que reflete a glória de Deus que trás a luz a densas trevas.

O que realmente sou só virá a tona no dia em que eu me colocar de joelho e disser Deus que sua glória ilumine a escuridão da minha vida.

No dia em que eu parar diante de Cristo a verdade sobre mim virá a tona, só assim eu conseguirei ser melhor do que sou.

A escolha cabe a cada um. Viver na escuridão e na prisão de manter-se como uma personagem ou assumi o seu verdadeiro SER. Feio, escuro, corrupto, ganancioso, orgulhoso, egoísta e outras coisas mais, contudo capaz de comportar o mais belo tesouro.
Contudo trazendo em sim o fôlego de vida vindo do Criador que nos deu parte de si nos tornando a sua imagem e semelhança.

Termino com duas frases: "Eu oro por uma santa humildade, a habilidade de ver e aceitar a mim mesmo como sou." (Francisco de Assis)

"A fé significa que o ser, ao ser ele mesmo e desejar ser ele mesmo, descansa transparentemente em Deus".
(Kierkegaard, In. Mentoria Espiritual)




quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Desabafo/Hipocrisia

Ando um tanto quanto a flor da pele, rodeada de hipócritas pergunto a Deus como lidar com a hipocrisia humana, como ele consegue ser tão benevolente, isso me faz ama-lo ainda mais, pq em sua santidade ele suporta tanto pq então eu não suportaria!?

O mundo jaz em hipocrisia, pessoas não dizem o que pensam, não demonstram o que são. De fato, faz falta a luz.
A luz que mostra a verdade, que mostra o caminho.
Arhg, o mundo cheira mal, a cada dia que passa fica pior, essa doença chamada hipocrisia está se alastrando chegando nos lugares que deveriam ser imunes. Como combater tal doença?

O Farisaísmo está crescendo pessoas batem no peito dizendo, Deus obrigada porque não sou como aquele pecador, quando na verdade deveriam dizer Deus tenha misericordia de mim pois naõ consigo fazer com que aquele pecador te conheça através de mim.

Pessoas cheia de falsa modéstia que batem no peito dizendo serem humildes, mas alardeiam aos 4 cantos o que fazem em prol de ti. De forma que a glória fica pra eles esquencendo que és tu Deus quem nos capacita, que vem de ti o querer e o realizar.

Acho que não estou errada,mas a biblia diz que o que a mão direita faz a esquerda não precisa saber.

O orgulho cresce, a hipocrisia aumenta, e eu me pergunto Deus como suportas?
Ah me ajuda pai a não ser farisaica, me ajuda a não julgar, para não ser julgada, me ajuda amar e demostrar o seu amor.

Confesso que diante de tanta hipocrisia prefiro não me relacionar e me afastar, quando na verdade o que o Senhor me pede é entre lá e mude isso, faça resplandecer a luz que trás toda a verdade.
Toda nossa podridão humana é desmacarada a luz do amor de Cristo, que sentava com prostitutas, ladrões e lhes mostrava a misericórdia do Pai. Diante disse me pertungo o que nos faz pensar que somos melhores? Não somos, definitivamente não somos, mas precisamos deixar que essa " coisa" que movia Jesus mova a gente também precisamos deixar esse amor ser o centro.

Estou farta de palavras vazias, de acalentos falsos, estou farta dessa hipocrisia.

Porque esconde o que pensas? o que sentes? pq não dizes verbalmente, pois seus atos demostam tudo o que sente.

Ah tu me conheces, conheces minha humanidade, sim, sou pecadora, mas sou transparente nunca escondi nada, sempre fui transparenete, sempre agi da maneira que pensava, sempre fiz o que minhas palavras afirmavam.

E o mundo jaz na hipocrisia. Ah Deus pq isso está em nosso meio? Porque ao invés de sermos luz estamos sendo a vergonha.

Ah papai tenha piedade de nós e manifeste sua glória afim de sermos salvos dessa podridão sem fim.

Como disse Salomão em Ct 2:15 Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal ás vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.

As raposinahs pareciam bastante inofensivas mas acabamvam predujicando a vinha,cavavam buracos que impediam o desenvolver das raízes, o que quero dizer é.

Cuidado com as raposinahs da sua vida, são pequenas coisas que julgamos serem inofensivas que podem destruir sua vida.

Por isso sejamos transparentes com Deus e com as pessoas.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Porque andeis anciosos?

A bíblia nos diz em I Pedro 3 15: que é para nós lançarmos a nossas ansiedade sobre ele (Deus), pois ele tem cuidado de nós.

Oh como é difícil vivenciar esse versículo,mas apesar de tudo posso dizer que isso é verdade.
Tic Tac Tic Tac, escuto o tilintar do relógio, o rei está voltando o tempo está passando e eu estou esperando. Que sensação estranha é esperar, esperar pela volta do meu amado irmão pra me levar ao encontro do pai, esperar pelo o emprego desejado, esperar pelo esposo que talvez não venha, espera a resposta para saber quando é que estarei entre de fato no centro da vontade de Deus. Esperar... Esperar.. Essa é uma grande lição. A espera nos força a admitir que Deus é que tem o controle de tudo.

Como esperar pacientemente no Senhor? A resposta que encontro está na oração. Gosto de orar, embora não acredito ser essa uma tarefa fácil. Parar tudo e sentar-se diante do Pai e lhe contar as suas desventuras requer um pouco de coragem. Não sou tão convencional na oração, pois acredito que ela é um dialogo entre dois amigos, e não um instrumento de religiosidade.

Não podemos esquecer que Deus esquadrinha nosso coração e que ainda que uma palavra não tenha chegado a boca Ele já a conhece.

Gosto de orar com amigos, gosto de orar por amigos, pq sofrer com eles me trás alegrias na suas vitórias. Já tive muito grupos de oração, mas ultimamente estava sentindo falta, o tempo passou e separou-me dos meus amigos de oração.
Confesso, sofri bastante, foi um deserto, afinal gosto de estar perto.
Mas parece que Deus se compadeceu de mim, ou melhor, me mostrou como Ele é perfeito e sabe de todas as coisas.

Começo a ver um novo grupo, pessoas que estão precisando assim como eu, pessoas com quem posso dividir as minhas experiências afim de que cresçamos nos Senhor.

A muito tempo estava querendo montar um grupo de oração semanal, antes eu fazia aos sábados com um grupo de visitação nos lares de quem estava fraco na fé, mas o tempo passou e infelizmente o grupo se desfez, aí surgiu as meninas (clau, sandra, tina, eu, érica, fran, as vezes lu, e sarah, mas o tempo novamente passou e o grupo se desfez, então Deus me preparou novas pessoas a ABU, eu, rose, érica, ingrid, daniel, manu, as vezes tiagão e outras pessoas, oravamos toda semana, em prol desse movimento, momentos de aprendizado, mas o tempo passou.
Como tudo passa, a ABU passou, Deus alterou minha vida. Mais uma vez confesso que sofri e ainda sofro muito, mas tudo tem o seu tempo determinado por Deus.
Todavia o desejo de orar não passou, e louvo a Deus por isso, as vezes até por msn costumo fazer orações e posso dizer que são eficazes, embora não convecional.

Mas o título do post é pq andeis anciosos e o que ele tem haver com o relato introdutório vc pode se perguntar.
A ansiedade só é combatida quando se estar diante do pai, não há fórmula mágica, é preciso externar ao pai os seus anseios e desejos, afinal a bíblia diz que todas as nossas petições devem ser conhecidas do Pai.

Diga a Ele o que vc está sentido, diga do seu jeitinho, no seu cantinho a sua maneira, mas diga, fale, seja vc. Quando isso acontecer, quando vc se despojar de tudo a paz que excede todo entendimento chegará ao seu coração. Mas pra isso vc precisa esperar para ouvir, oração é diálogo e não monólogo, não adianta nada despejar tudo que sente e simplesmente ir embora, é preciso dar um tempo, aquietar a alma e o coração, assim vc começará a ouvir a voz suave do Pai respondendo-te ainda que com um som de silêncio, isso lhe será uma resposta agradável pode acreditar.

Bom quero finalizar compartilhando com vc's a resposta de uma oração, como disse Deus tem cuidado de mim, de nós. Compartilho isso pq creio que assim como foi pra mim, pode ser a sua resposta. Alias ela não foi a minha resposta foi a nossa né meninas ( thalita, thais, mayra e eriquinha)é muito bom ouvir o Senhor nos dizer, oh vós que tendes sede vinde as águas, vós que não tendes dinheiro vinde e comprai e comei. Aleluia, pq temos fome de ti, temos sede de ti oh Pai.

O texto que postarei abaixo foi uma das resposta do Pai ao nosso clamor, foi o enxugar de nossas lágrimas.

Isaías 55

1 O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.

3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.

4 Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos.

5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do SENHOR teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.

6 Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.

9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

10 Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão que come,

11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

12 Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cántico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.

13 Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o SENHOR por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.
Que a Graça e a Comunhão do Espirito Santo seja com todos nós até a consumação dos séculos!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Por que Ele nunca exige além de mim

Erros e acertos isso é viver.

Hoje 01/11 não é um dia tão feliz pra mim..Faz exatamente um mês que a filha de uma amiga minha desapareceu.. Ai como dóí meu peito. Como é difícil aprender que todas sim TODAS as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.

Como entender isso tudo? Como aceitar.
Sim esse dia começou turbulento, com verdades ditas ao vento. A bíblia nos orienta a refreiar a língua. Oh Deus porque eu não fiz isso? Porque não fizemos isso.

Oh Deus pq as pessoas nos cobram além do que podemos oferecer. Querem sempre mais, mais e mais. NUnca é o bastante.
Pai tu sabes o que tenho isso lhe dou. Alais não tenho nada já lhe devolvi o que era seu, o que era precioso, minha vida.

Mas é dificil administrar esse presente que me deste, quando vejo o desaparecimento da Lídia, quando vejo o mendigo na chuva, quando vejo o servo fiel sofrendo, sendo caluniado, quando vejo tanto sofrimento, grito pra mim mesma. Isso coopera juntamente para o bem, é preciso viver o que diz as escrituras. Não só as palavras de vitórias mais os sofrimentos contidos nela. Já dizia o meu irmão Pedro " Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas." ( II pedro 2:21)

Oh Deus, quando penso que estou começando a administrar bem a vida que me deste de forma a gerar frutos sinto o peso da cobrança e das duras palavras que cortam meu coração. "Afinal de contas você vive para a igreja, não se importa com nada."

Ah pai como chegar ao equilibrio e não negligenciar ninguém? Amigos que cobram dizendo vc me abandonou, vc me tratou assim, vc me tratou assado. Parentes que dizem que não me importo com eles. Patrão que brada pq não fez isso, era pra fazer assim. Igreja que diz: olha vc tem que se responsabilizar por eles, olha vc chegou atrasada, porque não foi ao culto ontem.
AAAhhhhhh que vontade de gritar.. Será que eles não entendem que sou só uma filha tentando acertar!

Porque apesar de tudo, quando vivo no seu mundo suas cobranças me servem de consolo. Sua mão sustenta minha fé mesmo quando eu não entendo e acho que não está cooperando para o bem.

Oh Deus, ajude a Elisangela viver pela fé em Cristo, se firmando no sacrifício salvívico, mesmo que a vida aqui pareça cruel e injusta, mesmo que sua filha tenha sido arrancada de seu convívio, que o desejo de minha amiga esteja em estar na sua presença, que ela consiga viver o que Paulo escreveu aos Romanos que todas as coisas contribuem para o bem...

Para entender esse versículo é preciso continuar o capitulo. Nos versos seguintes Paulo afirma que isso é possivel pq Ele dantes nos conheceu, nos predestinou para sermos a imagem do Seu filho( Cristo), nos chamando, nos justificando e por fim nos glorificando.

Sendo assim o que diremos, se Deus, o todo poderoso é por nós, quem, quem, quem será contra nós?

Refletindo nisso é possivel entender porque tudo que acontece coopera para nosso bem e aperfeiçoamento. Pois o Pai já nos capacitou, já gabaritou a nossa prova afim de sermos aprovados. Não porque mereçamos, mas pq ele sabia que não érmaos capazes de viver sozinho e muito menos de conviver com Ele sem a sua interferência.

Enfim... Que o amor nos ajude a superar a dor,a raiva e a necessidade de compreender os fatos.

Beijos Carol.
Bem vindos a loucura dessa cabecinha.Se possível volte sempre